[Mês da Mulher] Pintando o 7

Pronto, começou a palhaçada com os títulos dos posts…

LIA SENA

Lia é uma poeta baiana de sorriso tímido que vez ou outra se arrisca na prosa com pequenos contos e crônicas. Mesmo sendo especialista em versos, toda baiana tem um quê de guerreira e ela resolveu arriscar um romance, que está em andamento.

Lia tem quatro livros publicados em poesia, sendo “De foro íntimo” o mais recente. O quinto está no forno, já quase no ponto, e vai sair já trazendo consigo a glória de ter sido agraciado com o III Prêmio Sosígenes Costa de Poesia.

Além dos livros próprios, Lia já publicou em diversas antologias e revistas eletrônicas, e também é muito ativa nas iniciativas literárias, sendo articuladora do Mulherio das Letras da Bahia, uma das organizadoras da antologia “Outras Carolinas” e editora adjunta da nova (e maravilhosa) revista eletrônica Ser MulherArte.

WILLIA OLIVEIRA

Willia Katia Oliveira é mineira de Nanuque. Mãe de dois meninos, escolheu a ilha de Florianópolis para fixar residência.

Sob a maresia das praias de Floripa, Willia produz haicais, sendo autora do livro “Fagulhas & Cristais” dedicado a esse gênero poético.

Graduada em Comunicação, História e Letras com especialização em Comunicação Empresarial e Governamental e Mídias Sociais, Willia participou da “Antologia 32” com poemas e “Caravana Buenos Aires” , com poemas traduzidos para o espanhol.

Ainda em seu currículo, Willia publicou um jornal próprio e editou informativos e livros de uma fundação ecológica, além de ter atuado como professora de história, português e inglês e como diretora de escola estadual.

FÁTIMA SOARES

Fátima Soares, mulher negra, nascida perto do natal de 1954 na bela Recife, tem um longo histórico de sala de aula e literalmente carrega um sebo consigo.

Durante 39 anos, Fátima lecionou em escolas públicas e cuidou de bibliotecas escolares, reconhecendo ali o valor e a importância da literatura e da educação.

Engajada na causa, criou o Livro Aberto, um sebo itinerante para espalhar livros por onde passa. Como escritora apaixonada pela leitura e pela escrita desde criança, Fátima já publicou poemas, contos e ensaios em diversas coletâneas, sendo também membro do coletivo Mulherio das Letras.

De sua autoria exclusiva, Fátima publicou “Memorial da professora Fátima Soares – Quando fala uma operária da educação”, “Retalhos da vida” e “Cartas para mim, para você e para outros”.

EDNA BUENO

Sempre defendi que a literatura é coisa de quem tem sensibilidade nas veias para criar histórias, versos e narrativas. Tanto é assim que já passaram por aqui arquitetas, comunicadoras, marketeiras e até uma professora de matemática.

Bom, essa mulher DEUSA ostentando esse belíssimo sorriso na foto é Edna Bueno, engenheira química diplomada pela UFRJ. Sim, meu povo, essa escritora tem formação e atuou em engenharia QUÍMICA por muitos anos.

Bom, com o perdão da piada ruim, mas ela tinha mesmo era uma certa química com a literatura, e foi assim que passou a se dedicar aos seus escritos a partir de 1999 porque encontrou nos livros, lidos e escritos, um novo sentido e alegria.

Edna se dedica especialmente à literatura infantil e juvenil, tendo publicado livros no gênero e se tornou membro da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Pra completar seu currículo, tem ainda participação em antologias de contos e livros teóricos.

LARA KLINGER

Antes de mais nada e acima de tudo, Lara é doida por gatos.

Lara tem 29 anos, é graduada em psicologia (minha teoria no perfil de cima, rá) e trabalha como educadora social na Assistência Social do município de Caxias do Sul.

Somos amigas já tem algum tempo, nossos laços foram fortalecidos exatamente por essa paixão em comum, quando ganhamos o mesmo concurso literário e tivemos nossos trabalhos publicados na mesma antologia.

Estudiosa de temas ligados ao trabalho, Lara tem em Kafka sua maior influência e traz para seus escritos a alienação e o sofrimento laboral, além de outros conflitos intrapsíquicos (sim, eu tirei da bio dela, óbvio que eu jamais pensaria nesse termo) relacionados ao absurdo trágico da existência.

Lara inclusive ministrou um painel relacionando “A Metamorfose” com o universo sofrido do trabalho precarizado e desvalorizado. De seus textos, por enquanto tem publicações nas antologias dos concursos vencidos em 2017, 2018 e 2019 nas categorias contos e crônicas, mas algo me diz que não tardaremos a ter em mãos um livro inteirinho de autoria dela.

LAURA BACELLAR

Laura é daquelas pessoas que acredita no poder da solidariedade. A gente sabe que tem muita gente que não leva mesmo jeito com as palavras, mas também tem muita gente que manja dos paranauê e não sabe por onde começar a tirar seu trabalho da gaveta.

É exatamente essa a galera que Laura atende. Editora, responsável pelo site de auxílio “escreva seu livro” desde 2001, publicou, entre outros, os livros “Escreva seu livro – guia de edição e publicação” e “Marketing para autores”, sendo este em co-autoria com Sidney Guerra.

Laura ainda carrega no currículo o trabalho como professora de produção editorial e de edição, a criação do selo Edições GLS, em 1998, a fundação da Editora Malagueta e uma vasta experiência como leitora crítica e escritora.

HELOISA SEIXAS

Heloisa Seixas é uma personalidade bem conhecida na mídia, no mercado e nas bibliotecas brasileiras, o que me fez ficar surpresa quando ela aceitou meu pedido de amizade no Facebook e mais ainda quando ela atendeu ao chamado deste humilde bloguinho.

Jornalista de formação, a escritora carioca atuou em jornais de grande notoriedade e na assessoria de imprensa da ONU.

Foi a partir de 1995 que Heloisa se entregou de vez pra literatura, sendo autora de mais de vinte livros entre romances, contos, crônicas e infanto-juvenis, além de peças de teatro.

Quatro vezes finalista do prêmio Jabuti e duas do Prêmio São Paulo de Literatura, Heloisa destaca em sua carreira as obras “Pente de Vênus”, “A porta”, “Pérolas absolutas”, “O oitavo selo” e “Agora e na hora”. É também autora do livro “O lugar escuro”, que trata da doença de Alzheimer.

_________________________________________________________________

Que seleção, hein?

#Maya

SEJA UM APOIADOR BIBLIOFILIA COTIDIANA

Você pode contribuir mensalmente e receber uma recompensa através do Apoia, neste link: https://apoia.se/bibliofiliacotidiana?fbclid=IwAR0A3ci_WUwVGt2vVosTOjM1ulwemfsTGp-krE5KbS897OZ2k35hrznci3Y ou, se preferir contribuições esporádicas, contate-me no e-mail bibliofilia.cotidiana@gmail.com para dados de depósito.

Nenhum conteúdo do blog é cobrado de autores e/ou editoras, por isso depende de contribuições voluntárias de quem puder ou achar justo.

O Bibliofilia Cotidiana agradece!

Deixe um comentário